O
véu separou o homem de Deus.


'O Véu' (Ex 26:31-34)

Ex 26:31-34 "Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará. E colocá-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo, e porás a coberta do propiciatório sobre a arca do testemunho no lugar santíssimo."


Os Querubins de 4 faces são os guardiães da santidade de Deus.

O véu separou o homem de Deus. Foi pendurado através de argolas de ouro nos quatro pilares de madeira de acácia cobertos com ouro que estavam sobre as bases de prata. A palavra " véu " significa separar. O véu foi feito de linho branco finamente tecido, azul, purpúra, e escarlata, da mesma maneira que as cortinas decoradas que cercavam o Santo Lugar com as figuras ricamente ornamentadas de querubins, sendo chamado de "a cortina do Testemunho" ou "o véu". O véu nunca poderia ser tocado exceto pelo sumo sacerdote, somente uma vez por ano para aspergir o sangue no propiciatório no dia da expiação:

Lv 16:2 " Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório."

Um Tipo de Cristo

O véu fala do corpo de Jesus Cristo, como relata o livro de Hebreus no Novo Testamento, que diz que nós podemos entrar confiadamente no Santo dos Santos, pelo sangue de Cristo "pelo véu, isso é, a sua carne". O véu foi rasgado em dois, assim como a lança trespassou o lado de Cristo. Jesus sofreu ao ponto de morrer (na Cruz romana) de modo que nós podemos ter acesso. Hebreus 12:2 nos fala que Ele fez isto tendo em vista o gozo prometido. Ele, o noivo morreu por nós, e só morrendo Ele pôde nos tomar como a sua noiva, e Ele nos tem por toda eternidade. O véu que é rasgado em dois fala do corpo de Jesus Cristo, entregue por nós, para nos dar acesso a Ele.

Hb 10:19-22 " Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa"

Mt 27:51 " E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;"

A presença de Deus foi descoberta, e todos são convidados a entrar pelo caminho que Cristo abriu.


Quando os
Querubins vêem o sangue, a ira de Deus é aplacada.

Copyright © 1998 O Acelerador de Conhecimento Bíblico