O propósito do Tabernáculo
era alojar a Arca na qual foram colocadas as tábuas dos Dez Mandamentos.
A Arca tinha 2 1/2 côvados x 11/2
côvado, um baú de madeira retangular com sua tampa, o Propiciatório, com os querubins da glória um de frente ao outro com suas asas estendidas.
O sangue era aspergido abaixo, entre os anjos do juízo, que estavam olhando.
Quando eles viam o sangue, a ira de Deus era aplacada.
A Arca foi revestida de ouro
puro e tinha uma coroa de ouro.


A Arca da Aliança (Ex 25:10-22)

penas uma vez por ano, no Yom Kippur, o Sumo Sacerdote poderia ir além do véu. O véu separou o homem do Santo dos Santos. Estava atrás deste véu um cômodo de 10 côvados quadrados, chamado de Santo dos Santos, que era a parte mais sagrada de toda a estrutura do Tabernáculo. Ali estava a Arca da Aliança que foi mencionada primeiro, antes de toda a mobília no Tabernáculo. A tampa em cima da arca era conhecida como o Propiciatório que foi considerado uma parte separada da mobília, mas era um com a arca. A arca estava no centro do acampamento e a nuvem da glória era vista sobre o propiciatório, na parte mais interior do Tabernáculo.

Ex 25:10-22 "Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor; E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado. E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro. E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela. Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei. Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel."

A arca era um baú de madeira retangular (madeira de acácia) revestido com puro ouro, por dentro e por fora. Tendo 2,5 côvados de comprimento por de 1,5 côvados de altura (1,10 x 0,66 m) tinha uma moldura de ouro ou coroa ao redor do topo (no hebraico uma palavra diferente da usada para a beira do altar de incenso).

A arca estava no chão sujo do Santo dos Santos, com suas quatro argolas de ouro onde as varas de ouro eram inseridas e mantidas ali em posição de partida.


Dentro da arca haviam três coisas: As duas tábuas da Lei,
um pote dourado com o maná e a vara de Arão que floresceu.

Existem quase 200 referências no Antigo Testamento sobre a Arca da Aliança. Aqui estão alguns nomes mencionados nas Escrituras para a Arca da Aliança:

Seus Nomes

Ex 25:22 "E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel."

Js 3:6 "E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo."

Js 3:13 "Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas."

1Sm 5:7 "Vendo então os homens de Asdode que assim foi, disseram: Não fique conosco a arca do Deus de Israel; pois a sua mão é dura sobre nós, e sobre Dagom, nosso deus."

2Cr 6:41 "Levanta-te, pois, agora, SENHOR Deus, para o teu repouso, tu e a arca da tua fortaleza; os teus sacerdotes, ó SENHOR Deus, sejam vestidos de salvação, e os teus santos se alegrem do bem."

2Cr 35:3 "E disse aos levitas que ensinavam a todo o Israel e estavam consagrados ao SENHOR: Ponde a arca sagrada na casa que edificou Salomão, filho de Davi, rei de Israel; não tereis mais esta carga aos ombros; agora servi ao SENHOR vosso Deus, e ao seu povo Israel."


Seu Conteúdo:

1) As duas tábuas de pedra (Os 10 Mandamentos)

É importante notar que a arca continha as duas tábuas do Decálogo (os Dez Mandamentos), lembrando que Deus tinha feito uma aliança com Israel, mas o seu povo tinha quebrado essa aliança. Por sua graça, Deus renovou a aliança e ordenou que o registro (as tábuas de pedra) deveriam ser depositados na santa arca. O Livro da Aliança, que tratava de outros aspectos da lei e das ordenanças, foi depositado ao lado da arca. Mas os 10 Mandamentos foram armazenados dentro da própria arca.

Ex 25:16 "Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei."

2) Um pote de ouro contendo um ômer de maná (Hb 9:4)

Também foram colocados dois outros artigos dentro da arca. Um deles era um pote contendo um ômer (3,6 litros) de maná (Hb 9:4), como um memorial da provisão de Deus:

Ex 16:32-33 "E disse Moisés: Esta é a palavra que o SENHOR tem mandado: Encherás um ômer dele e guardá-lo-ás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do SENHOR, para guardá-lo para as vossas gerações."

Também era um tipo de Cristo que era o Pão Vivo que desceu de céu:

Jo 6:50-51 "Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."

3) depois eles colocaram na Arca a vara de Arão, que floresceu (Nm 17)

O terceiro artigo colocado era a vara de Arão que da qual saíram brotos, floresceu e frutificou amêndoas maduras em uma única noite, como sinal da escolha de Deus por Arão para o sacerdócio (Hb 9:4).

Num 17:7-8 "E Moisés pôs estas varas perante o SENHOR na tenda do testemunho. Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas."

Um Tipo de Cristo

A Arca da Aliança é uma figura de Jesus Cristo. A madeira de Acácia fala da humanidade incorruptível de Jesus. Ele era 100% homem. O próprio Deus se tornou carne e sofreu as agonias da experiência humana. Ele foi tentado, Ele se cansou, Ele teve sede, Ele teve que aprender as Escrituras, aprender a obediência, aprender a ouvir a voz de Deus e foi conduzido pelo Espírito como homem. A madeira de Acácia nos fala que Ele era 100% homem e o puro ouro que revestia a madeira nos fala que Ele era 100% Deus. Jesus disse "a menos que crerdes que eu SOU, vós morrereis em vossos pecados". Ele usou as mesmas palavras (Heb. Ehyeh Asher Ehyeh) usadas quando o Senhor falou a Moisés na sarça ardente. O Messias judeu não era em nada diferente do próprio Iaveh visitando o seu povo, e se tornando Seu salvador, morrendo pelos pecados do mundo e isso é a etimologia do nome Jesus (Heb. Y'shua 'Yaweh se fez salvação'). Jesus condenou os líderes religiosos por não reconhecerem "o tempo da sua visitação".

A coroa de ouro ao redor do topo da arca fala do Senhor Jesus Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Jesus superou o ataque da oposição contra Ele toda a sua vida pelos líderes religiosos, a aristocracia judaica, a própria Roma, e até mesmo todo o poder do inimigo. Ele superou plenamente a morte, ressuscitou triunfalmente e foi coroado de gloria e honra, porque Ele é o Rei. De acordo com João, é Jesus que Isaías viu assentado no trono de glória com os anjos clamando 'Santo, Santo, Santo.'

As tábuas de pedra (a Lei) diante de Jesus mostra que Ele cumpriu perfeitamente a Lei e fez toda a Vontade de Deus. A Bíblia diz que Ele "não cometeu nenhum pecado, nem falha alguma foi achada em sua boca". Jesus sentiu a pressão da tentação e toda a sua intensidade, porém Ele nunca pecou. Até mesmo o Seu olhar e o tom da Sua voz refletiam a mesma perfeição da santidade do próprio Deus. A vara de Arão que floresceu, fala de Jesus. Como algo que havia morrido e sobrenaturalmente voltou à vida. Jesus disse, "eu sou a ressurreição e a vida". O pote dourado com o maná fala de Jesus como o Pão da Vida - a Palavra de Deus - que desceu do céu para alimentar o mundo que jazia em escuridão e morrendo de fome.

Tudo aponta para Jesus. Até mesmo as varas douradas falam da vida eterna, do Salvador sempre presente, que está conosco em todas as nossas jornadas, e nunca nos deixará nem nos abandonará. Se examinar toda a história da arca, você descobrirá ainda mais semelhanças com o ministério de Jesus, nosso Senhor:

A arca foi diante do povo - Jesus foi à frente deles:

Jo 10:4 "E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz."

A arca estava no meio do povo de Deus - Jesus está no seu povo:

Jo 14:20 "Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

As pessoas deviam seguir a arca - Nós devemos seguir a Jesus:

Lc 5:27-28 "E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu."

E sem parar, a arca sempre era a primeira para os conduzir. Trazendo morte a todos os inimigos de Deus. A arca trazia bênçãos e maldições.

Is 53:2 "Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos."

Is 9:6 "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

Jo 1:14 "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."

Mt 5:17 "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir."

1Pe 2:22 "O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano."

Gal 4:4 "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,"

Jo 11:25 "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;"

Jo 6:32 "Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu."

Jo 1:1 "NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."

Jo 1:14 "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."



A arca é uma representação da arca real, no céu.


Copyright 1998 - 2021  © O Acelerador de Conhecimento Bíblico