O Propiciatório era a tampa ou cobertura de ouro maciço da arca.


O Propiciatório (Ex 25:17-22)

Sl 99:1 "O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra."

Ex 25:17-22 "Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel."

  Arca da Aliança era uma pequena caixa feita de madeira de acácia revestida de ouro e com uma tampa. O Propiciatório era a tampa ou a cobertura de ouro sólido, com o mesmo tamanho da Arca (2,5 côvados de comprimento x 1,5 côvados de largura). Acima do Propiciatório havia dois querubins de ouro batido, um em frente do outro. As suas asas estendidas obscureciam a tampa de ouro e as suas faces estavam constantemente olhando para baixo. Eles representavam a presença e santidade do Senhor e são seus instrumentos escolhidos de juízo, para qualquer que leve sua presença pecadora diante do Senhor, e quando olhavam para o sangue, a ira de Deus é aplacada e eles permanecem em paz.

Depois que os filhos de Israel chegaram ao Monte Sinai, Deus falou a Moisés no monte, que ele levaria a sua tenda nas suas jornadas:

Ex 25:8-9 "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis."

Quando Deus revelou o modelo do tabernáculo e a sua maneira de se aproximar, Ele também disse a Moisés o local onde Ele se encontraria:

Ex 25:22 "E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel."

Assim, as asas estendidas do querubim faziam um trono para Deus, de onde Ele governa a terra, como uma representação real do trono no céu:

1 Sm 4:4 "Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a Arca da Aliança do SENHOR dos Exércitos, que habita entre os querubins;"

Quando Deus falou a Moisés do meio da nuvem no Sinai, Ele também lhe falou que Ele desceria para falar com o seu povo. Foi do propiciatório que Ele disse:

Num 7:89 "E, quando Moisés entrava na tenda da congregação para falar com ele, então ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim com ele falava."


O Propiciatório é o lugar onde o sangue foi aspergido.

No Novo Testamento o Propiciatório ou Tampa Propiciatória é mencionada duas vezes.

Hb 9:2-5 "Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário. Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos, que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente."

Rm 3:23-26 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."

A palavra grega para Propiciatório é 'hilasterion'. É usado aqui em Romanos 3:25, onde Paulo diz (literalmente) "Deus propôs para propiciação (Propiciatório). Isto significa que Jesus Cristo é o Propiciatório.

O Propiciatório não tinha o seu valor da pureza de seu ouro, mas pelo fato de que era o lugar onde foi aspergido o sangue do sacrifício na presença de Yahveh. A palavra para "Propiciatório" é a mesma palavra da raiz "expiação", que significa cobrir, cancelar, satisfazer ou limpar. O equivalente grego é a palavra "propiciação". A palavra "propiciatório" fala de um lugar de descanso, assim o Propiciatório era o "lugar de misericórdia ou propiciação".

Lc 18:13 "O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!"


Os Dois Querubins


Os querubins estavam no propiciatório com as asas estendidas.


- Eles representavam o juízo de Deus.

- A posição deles indica que o juízo de Deus em Israel foi evitado por causa do sangue aspergido no Propiciatório.

Ex 25:18-20 "Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório."

 



A Tradição Judaica

De acordo com os antigos escritos, as palavras de Ezequiel, "E tinham mãos de homem debaixo das suas asas " (Ez 1:8), se referindo à mão de Deus que está estendida debaixo das asas do Chayyoth (Querubim) para "resgatar os penitentes do poder de juízo" [Pes. 119a]


- Os Querubins são revelados por Ezequiel no capítulo 1:5 -10 como 4 seres viventes, cada um tendo 4 faces diferentes, a face de um homem, leão, boi e águia.

Homem - Esta face fala da mente, razão, afeições,e todas as coisas que envolvem a natureza humana.

Leão - O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, e majestoso. Ele é o rei dos animais.

Pv 30:30 "O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada;"

Pv 20:2 " Como o rugido do leão é o terror do rei; o que o provoca à ira peca contra a sua própria alma."

Boi - O boi é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono. Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono.

Pv 14:4 "Não havendo bois o estábulo fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheita."

Sl 144:14 "Para que os nossos bois sejam fortes para o trabalho; para que não haja nem assaltos, nem saídas, nem gritos nas nossas ruas."

Is 1:3 "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende."

Águia - Como um anjo, esta ave voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias. Uma ave ligeira e poderosa, elegante, incansável.

Pv 30:18-19 "Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem."

Is 40:31 "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."

Sl 103:5 "Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia."

Ex 19:4 "Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;"

Ez 17:3 "E disse: Assim diz o Senhor DEUS: Uma grande águia, de grandes asas, de plumagem comprida, e cheia de penas de várias cores, veio ao Líbano e levou o mais alto ramo de um cedro."

Os 8:1 "PÕE a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do SENHOR, porque transgrediram a minha aliança e se rebelaram contra a minha lei."

 



A Tradição Judaica

Os antigos escritos dizem que "O Santo, santificado seja Ele, olha para todos os povos do mundo, esperando que eles se arrependam e assim os traga debaixo das suas asas" [Num R. x. I), e "O Santo, santificado seja Ele, espera que todos os povos do mundo se arrependam de forma que Ele os possa trazer junto de suas asas "  [Cant. R. vi. I].

- O Propiciatório foi colocado em cima da arca, aonde o sangue foi aspergido.

Lv 16:11-15 "E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação. Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do SENHOR, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu. E porá o incenso sobre o fogo perante o SENHOR, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra. E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo. Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório."

Lv 16:30 "Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR."

- Por causa do Propiciatório o tabernáculo foi chamado de "a tenda da congregação", porque aqui Deus reuniu o homem:

Ex 25:21-22 "E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel."

Um Tipo de Cristo

O Propiciatório protegeu o homem do juízo de Deus, representado pelos anjos do juízo, os Querubins. Por causa do sangue que foi aspergido no Propiciatório, foram lavados e cobertos o pecado e a culpa do homem, e a maldição da lei não tinha nenhum efeito. O Propiciatório mostra o Senhor Jesus Cristo. Ele é nosso propiciatório. Ele sempre está entre o Deus santo e homem pecador. Da mesma maneira que os pecados da nação inteira foram cobertos pela aspersão do sangue no propiciatório, também Cristo, pelo derramamento do seu próprio sangue reconciliou os pecados do mundo inteiro.

1Jo 2:2 e "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo."

Lc 22:20 "Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós."

Ef 2:13 "Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto."

1Pe 1:18-19 "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,"

Hb 9:11-12 "Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção."

Hb 9:28 "Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação."

Dn 7:9-10 "Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros."

Dn 7:13-14 "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído."

Ap 5:1-13 "E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre."

***************************

Sl 99:1 "O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra."

Copyright 1998 - 2021  © O Acelerador de Conhecimento Bíblico