Portão Cerca de Linho
Altar de Bronze Pia de Bronze

O Acampamento dos Filhos de Israel
Os Filhos de Israel em Marcha



Única Entrada


O Portão de Entrada

uando um Israelita aproximava-se do tabernáculo, ele via à sua frente uma parede de linho branco formando uma barreira ao redor, tendo 300 côvados, sendo que somente em uma extensão de 20 côvados isto era diferente. Era conhecido como O Portão de Entrada. Não era de linho branco, mas era multicolorido em tecido branco, azul, púrpura e carmesim e as cortinas estavam apoiadas em quatro pilares. O portão de entrada é claramente um sinal de que há um único meio pelo qual o pecador pode ter acesso para o átrio da casa de Deus.

Quando um Israelita passava pelo portão no átrio exterior com o seu sacrifício, ele estava entrando em "solo" santo. É importante notar este portão, pois há dois outros portões ou cortinas. Este portão de quase nove metros era a entrada. Era uma cortina feita de material ricamente tecido:

Ex 27:16 "E à porta do pátio haverá uma cortina de vinte côvados, de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador."

Não havia querubins representados nesta cortina ao ar livre. Os querubins só eram vistos dentro do Santo Lugar. Esta cortina com a sua mistura de branco, azul, purpúra e carmesim era idêntica àquela na entrada para o Tabernáculo,  mas era diferente da cerca de linho branco que formava o átrio. Pense na beleza que o Israelita veria quando ele se aproximava do portão do Tabernáculo. Os raios luminosos do sol estariam resplandecendo nas quatro cores do portão.

Este era o único meio pelo qual os homens e mulheres poderiam se achegar a Deus. Era a única entrada em todo o Tabernáculo. Não havia nenhum outro meio. Seja um sacerdote que fosse ministrar, ou um pecador arrependido buscando perdão, teria que entrar por aquele portão, o que aponta para Jesus, que é a Porta, o único sustentador e confirmador da nossa fé. Ninguém poderia entrar por qualquer outro lugar a não ser por este portão. Qualquer Israelita que se aproximava do Tabernáculo trazendo o seu sacrifício e desejando a expiação, sabia que não havia nenhuma maneira de alcançar o altar de bronze, a não ser pelo portão no lado oriental.

Nm 2:3 "Os que armarem as suas tendas do lado do oriente, para o nascente, serão os da bandeira do exército de Judá, segundo os seus esquadrões."

O Portão estava sempre aberto, nunca impedido, sem restrição para aquele que queria adorar a Deus, mas a pessoa tinha que fazer uma decisão pessoal e entrar se quisesse receber de Deus.

Um Tipo de Cristo

Jesus se revelou como a única entrada, a única via de acesso a Deus. O portão oriental aponta para Ele. Qualquer outro meio possível foi barrado pela justiça de Deus, mas por causa do sangue do sacrifício de Cristo nós temos um meio de aproximação. A tribo de Judá acampava fora do portão oriental, a tribo real, a tribo que significa louvor, apontando para Jesus. Jesus se assenta como rei com tudo debaixo dos seus pés. Ele é Meleq Yaweh (O Senhor nosso Rei). A adoração de multidões incontáveis será para Ele por toda a eternidade. O belo portão revela como Jesus é belo. Ele é completamente adorável. N'Ele não há nenhuma falha. Ele é perfeito em caráter. Ao ver a face d'Ele, veremos um olhar de amor que sempre nos fortalece.

João 14:6 "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

Ap 5:5 "Disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos."

Sl 22:28-29 "Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações. Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter a sua alma.

Is 44:6 "Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, o seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus."

Ap 5:11-14 "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre."

Copyright © 1998-2017 O Acelerador de Conhecimento Bíblico