O Acampamento dos Filhos de Israel
Os Filhos de Israel em Marcha


Clique ao redor da imagem abaixo

 

   


NORTE
DAN

   
 

DAN  ASER  NAFTALI



    MERARITAS    


 

OCIDENTE
EFRAIM


BENJAMIM

MANASSÉS

EFRAIM




GERSONITAS

MOISÉS.

ARÃO

SACERDOTES


JUDÁ

ISSACAR

ZEBULOM

 

ORIENTE
JUDÁ

COATITAS

 
GADE  SIMEÃO  RUBEN
 
   

SUL
RUBEN

   

 

 

O Acampamento de Israel

e acordo com Moisés havia aproximadamente 600.000 homens, além de mulheres e crianças que deixaram o Egito no êxodo. Eles saíram do Egito e registraram como foram as suas jornadas no deserto e o acampamento das doze tribos ao redor do Tabernáculo, em locais especificados pelo Senhor.


Ex 12:37-38 "Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos. E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado".

As Doze Tribos

Cada uma das doze tribos teve uma área específica do acampamento para habitar. Quando os seus antepassados tinham partido para o sul rumo ao Egito exatos 215 anos antes (nt), eles tinham constituído uma família de doze filhos, cada uma encabeçada por um dos filhos de Jacó, que foi chamado por Deus de Israel. Enquanto eram escravos no Egito, eles preservaram as suas divisões familiares e durante os anos as famílias dos doze filhos transformaram-se em famílias tribais ou tribos. Um bom exemplo está em Josué:


Js 7:14 "Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o SENHOR tomar se chegará segundo as famílias; e a família que o SENHOR tomar se chegará por casas; e a casa que o SENHOR tomar se chegará homem por homem".

As suas Posições

As doze tribos, em grupos de três, eram divinamente colocadas a uma certa distância ao redor do Tabernáculo. Quatro
das tribos - Judá, Ruben, Efraim e Dan - foram reconhecidas como líderes tribais. Cada uma teve seu próprio estandarte ou bandeira que os identificava como cabeça das tribos, enquanto as outras tribos tiveram suas insígnias, uma bandeira menor.

É importante notar que Jacó (o patriarca das 12 tribos) tinha profetizado que a posição primeira em sua família pertenceria à tribo de Judá:

Gen 49:10 "O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos."

Judá ocupou a maior área na face oriental da entrada do Tabernáculo, atrás das tendas de
Arão. À sua direita estava a tribo de Issacar e do outro lado Zebulom. O próprio Tabernáculo sempre foi encontrado no centro do acampamento, com as tendas das várias tribos dispostas à uma certa distância. Judá (com Issacar e Zebulom) numerou 186.400 homens. Ruben (com Simeão e Gade) estava ao sul com 151.450 homens. À Oeste estava Efraim (com Manassés e Benjamim) numerando 108.100 homens. Ao norte estava Dan (com Aser e Naftali) numerando 157.600 homens. Isto trouxe uma soma total de 603.550 homens acima de vinte anos, não incluindo a tribo de Levi, sendo que cada tribo teve uma bandeira específica:  

Num 2:2 "Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas."




A Tradição Judaica

A Tradição Judaica acredita que as bandeiras das tribos eram como se segue:

Judá- Leste (Leão de ouro 
com fundo escarlate)
Efraim - Oeste (Boi negro em fundo dourado)
Rúben - Sul (Homem em dourado)
Dan- Norte (Águia dourada em fundo azul
)


A Tribo de Levi (A Tribo Consagrada)

Embora existam as doze tribos de Israel, nós notamos que existem treze nomes quando identificamos as suas posições no acampamento. Isso é por causa do privilégio especial dado à tribo de Levi, quando eles apoiaram Moisés e se colocaram ao seu lado e "ao lado do Senhor", quando Israel se rebelou. Daquele momento em diante eles foram ordenados e separados para o serviço do Senhor e estabelecidos como a tribo sacerdotal.

Isto teria deixado apenas onze tribos, mas a grande tribo de José que consistia em seus filhos Efraim e Manassés, foi dividida em duas. Cada um foi considerado como uma tribo individual. A tribo de Levi não só fôra leal ao envolver-se em um ato de dedicação, mas também em um de substituição. Naquela noite de terror no Egito, quando foram mortos os primogênitos de todas as famílias egípcias, os primogênitos dos filhos de Israel foram preservados porque um cordeiro morreu em substituição para com eles. Assim que isto aconteceu, Deus chamou Moisés para consagrar todos os primogênitos e os que nasceriam no futuro, para o serviço d'Ele. Eles tinham sido salvos da morte enquanto aqueles ao redor deles haviam morrido. Dali em diante, eles seriam separados para o serviço de Deus.

Mas quando os Levites foram escolhidos como a tribo consagrada, eles tomaram o lugar de cada primogênito das famílias de Israel, em um ato de substituição.

Moisés e seu irmão Arão pertenciam à tribo de Levi, o terceiro filho de Jacó. Levi teve três filhos; Gerson, Coate, e Merari. Moisés e seu irmão vieram da família de Coate. Tendo escolhido Moisés para ser o líder do Seu povo, Deus deu uma maior honra à família de Coate, escolhendo Arão para ser o primeiro dos seus sacerdotes, e em seguida somente os descendentes de Arão poderiam servir como sacerdotes e representar o povo de Deus.

O restante dos homens de Levi, conhecidos como Levitas, foram encarregados com o cuidado do santuário. Esta era uma tarefa santa que ninguém mais em Israel pôde participar. Apenas os Levitas poderiam levar o tabernáculo e a sua mobília quando o acampamento estava em marcha. Quando eles repousavam, somente eles trabalhavam para montar o santuário e ajudar
os sacerdotes (os filhos de Arão) em seu trabalho.

O Acampamento dos Levitas

Acampados logo após o Tabernáculo estavam as tendas dos Levitas. Os Levitas executavam os deveres sacerdotais e então eram mediadores entre Deus e o povo. A tribo de Levi foi dividida em três famílias. As suas tendas ficavam entre o Tabernáculo e o povo, uma família em cada lado. Os Coatitas no lado sul com 8.600 homens, os Gersonitas ao ocidente com 7.500 homens e os Meraritas ao lado norte com 6.200 homens. Ao lado oriental estavam as tendas de Moisés, Arão o sumo sacerdote, e os sacerdotes, filhos de Arão. Deus estava acampado no centro

Um Tipo de Cristo e do seu povo

Deus acampa com o seu povo. O plano de Deus sempre foi de morar em nós e ser o nosso Deus. Ele nos conduz, ele nos quer e Ele fala a nós com a voz suave de um marido que está desesperadamente apaixonado pela sua noiva. As bandeiras de cada tribo apontavam para a real bandeira de Deus, Jesus Cristo. As quatro faces e as quatro cores falam d'Ele. Ele é o nosso estandarte. O Senhor é chamado Jeová Nissi (O Senhor é a nossa bandeira). Como os Levitas se levantavam entre o homem e Deus, assim Jesus Cristo se levanta entre o homem e um Deus santo e irado, para ser um Mediador, e trocar a vingança pela clemência. O cristão nunca verá a ira da parte de Deus. Ele é nosso Pai, nosso Marido e nosso Amigo.


João 17:22-23 "E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim".

João 6:28-29 "Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou".


Heb 7:22-25 "De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles".

Copyright 1998 - 2021  © O Acelerador de Conhecimento Bíblico

(nt) = nota do tradutor.