17 de Maio
A Ascensão de Cristo e Nossa União
 "Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia se retirando deles, sendo elevado para o céu". Lucas 24.51

     Não temos nenhuma experiência correspondente aos eventos da vida do Senhor após a transfiguração. Dali por diante, a vida dele fora totalmente vicária. Até o momento da transfiguração, ele vivera a vida perfeitamente normal do ser humano. A partir da transfiguração - Getsêmani, a cruz, a ressurreição - tudo a nós é estranho. A cruz é a porta pela qual todos os membros da raça humana podem ter acesso a vida de Deus; pela ressurreição, Cristo tem o direito de dar vida eterna a qualquer pessoa, e pela ascensão o Senhor entra no céu e mantém a porta aberta para a humanidade.

     No Monte da Ascensão, a transfiguração se completa. Se Jesus tivesse subido ao céu partindo do Monte da Transfiguração, não teria sido mais do que uma gloriosa figura para nós. Mas deu as costas à glória, e desceu do monte para identificar-se com a humanidade decaída.

     A ascensão é a consumação da transfiguração. É o retorno do Senhor à sua glória original; mas não um retorno como simples Filho de Deus; além de retornar como Filho de Deus, retorna a Deus como Filho do homem. Pela ascensão do Filho do homem, qualquer um tem, agora, acesso livre e direto ao próprio trono de Deus. Como Filho do homem, Jesus Cristo deliberadamente limitou em si mesmo a onipotência, a onipresença e a onisciência. Hoje ele possui tudo isso em pleno e absoluto poder. Como Filho do homem, Jesus Cristo tem todo poder junto ao trono de Deus. Desde a ascensão, até os dias de hoje, é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

TUDO PARA ELE