12 de Maio
Adquira o Hábito de Não Ter Hábitos
"Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos" - II Pedro 1.8

     Quando começamos a formar um hábito, temos consciência disso. Há ocasiões em que nos conscientizamos de que estamos nos tornando virtuosos e pacientes e espirituais, mas isso não é apenas uma etapa; se paramos aí, acabaremos nos tornando espiritualmente pedantes. A maneira correta de lidar com os hábitos é integrá-los à vida do Senhor até que todos, de tanto serem praticados, deixem de ser hábitos conscientes. Em nossa vida espiritual voltamos continuamente à introspecção porque existem algumas qualidades que ainda estão ausentes. Em última análise, essa vivência deve ser completamente simples.

     O seu deus pode ser sua prática religiosa, como o hábito de orar em determinadas horas, ou o hábito de ler a Bíblia. Observe como o Pai transtornará esses horários, se você começar a cultivar esses hábitos no lugar do que eles simbolizam: "Eu não posso fazer isso agora, estou orando; esta é minha hora de estar com Deus". Não; é a hora de você estar com seu hábito. Está-lhe faltando alguma virtude. Reconheça essa lacuna e então procure oportunidades de desenvolver a virtude a ser acrescentada.

     A presença do amor implica na ausência de hábitos visíveis; chegamos àquele ponto em que um hábito desaparece e pela prática se torna um ato inconsciente. Quando somos conscientemente espirituais, isto significa que há certas coisas que achamos que não podemos fazer, certos relacionamentos nos quais não somos nada simples; que sempre há algo a ser acrescentado. A única vida sobrenatural é a que o Senhor Jesus vivia, e ele se sentia à vontade com Deus em qualquer lugar. Há alguma situação em que você não se sente à vontade com Deus? Deixe que Deus opere nessa situação até que, nela, você passe a sentir-se à vontade com Ele, e a vida se tornará simples como a de uma criança.

TUDO PARA ELE