10 de Maio
Tome a Iniciativa

"Associai com vossa fé a virtude..." - II Pedro 1.5

"Guarnecei vossa fé com resolução" - (Moffatt.)

     "Associai": como se trata de uma ordem, concluí-se que há alguma coisa que nós temos de fazer. Corremos o risco de esquecer que não podemos fazer o que Deus faz, e que Deus não faz aquilo que podemos fazer. Não podemos salvar-nos nem santificar-nos; é Deus quem faz isso; mas Deus não nos dá bons hábitos; ele não nos dá caráter, ele não nos faz andar corretamente. Temos que fazer tudo isso por nós mesmos; temos que desenvolver a salvação que Deus operou em nós. "Associai" - adquira o hábito de fazer certas coisas; e no início isso é difícil. Tomar a iniciativa é dar começo a algo, é nos instruirmos, a nós mesmos, no caminho que devemos seguir.

     Cuidado com a tendência de perguntar qual é o caminho, quando você já o conhece muito bem. Tome a iniciativa, pare de hesitar e dê o primeiro passo. Quando Deus lhe disser alguma coisa seja resoluto, aja na hora, pela fé, com base no que ele diz, e nunca volte atrás em suas decisões. Se hesitar comprometerá seu crescimento na graça. Tome a iniciativa, dê agora o primeiro passo num ato de vontade, de forma que seja impossível retroceder. Elimine todas as possibilidades de volta atrás: "Eu vou escrever aquela carta". "Eu vou pagar aquela dívida". Tome uma decisão irrevogável.

     Precisamos adquirir o hábito de ouvir atentamente o que Deus tem a dizer sobre todas as coisas; temos que formar o hábito de saber o que Deus diz. Se, ao sobrevir-nos uma crise, voltarmo-nos instintivamente para Deus, será isso prova de que tal hábito já se formou. Temos que tomar a iniciativa onde estamos e não onde não estamos.

TUDO PARA ELE