9 de Maio
Buscar e Não Alcançar
"Não havendo (visão) o povo se corrompe" - Provérbios 29.18

     Existe diferença entre ideal e visão espiritual. O ideal não tem inspiração moral: a visão tem. As pessoas que se entregam a ideais raramente realizam alguma coisa. A concepção que alguém tem de Deus pode até ser usada para justificar uma deliberada negligência de seu dever. Jonas argumentava que sendo Deus um Deus de justiça e de misericórdia, logo tudo estaria bem. Eu posso ter uma concepção correta de Deus, e esta pode ser justamente a razão por que não cumpro meu dever. Mas, onde houver visão espiritual, haverá também uma vida de retidão, porque a visão transmite incentivo moral.

Os ideais podem nos tranqüilizar a ponto de nos levar à ruína. Faça em si mesmo um balanço espiritual, e verifique se você tem apenas ideais, ou se tem visão espiritual.

"Ah, se tua boca não ultrapassar
 
o alcance de tuas mãos,
de que servirá o céu?"

     "Não havendo (visão)...". Assim que perdemos Deus de vista começamos a ficar descuidados, deixamos de lado certas restrições, abandonamos a oração e a visão de Deus nas pequenas coisas, e começamos a agir por nossa própria iniciativa. Se estivermos vivemdo apenas daquilo que conseguimos com nossas mãos, agindo por nossa própria iniciativa, sem esperar que Deus intervenha, estaremos caminhando para a ruína, teremos perdido a visão espiritual. Será que nossa atitude, hoje, é uma atitude nascida de nossa visão de Deus? Estaremos à espera de que Deus faça coisas maiores do que já fez? Há vitalidade e vigor em nossa perspectiva espiritual?

TUDO PARA ELE