3 de Maio
Intercessão Vital

"Com toda oração e suplica, orando em todo tempo no Espírito" - Efésios 6.18

    À medida que nos envolvemos mais na intercessão, é provável que nossa obediência a Deus custe a outras pessoas mais do que pensamos. O perigo, então, é passarmos a interceder movidos por compaixão para com aqueles a quem Deus estava aos poucos levando a um nível espiritual diferente, em resposta a nossas orações. Sempre que deixamos de nos identificar com o propósito de Deus para com os outros e passamos a ter pena deles, o vínculo vital com Deus se desfaz; impedimos o plano de Deus com nossa compaixão e nosso cuidado por eles, e isso é uma afronta direta a Deus.

     É impossível interceder de modo eficaz, sem que estejamos perfeitamente seguros de Deus, e o que mais provoca a desintegração do nosso relacionamento com ele é a compaixão e o preconceito humanos. A identificação é a chave da intercessão, e sempre que deixamos de nos identificar com Deus, fazemo-lo pela compaixão, não pelo pecado. É pouco provável que seja o pecado que interfira em nosso relacionamento com Deus; o que mais interfere é a compaixão que nos leva a dizer: "Não permitirei que tal coisa aconteça". Imediatamente perdemos o vínculo vital com Deus.

     A intercessão não nos deixa nem tempo de inclinação para orar pelo "pobrezinho de mim". Não que a intercessão afaste a preocupação comigo mesmo; a verdade é que ela nem está presente para ser afastada, pois estou totalmente identificado com os interesses de Deus pelos outros.

     O discernimento é o chamado de Deus para a intercessão, nunca para a condenação de outros.

TUDO PARA ELE