4 de Dezembro
A Lei do Antagonismo
"Ao vencedor... " - Apocalipse 2.7.

.....É impossível haver vida sem conflitos, tanto na natureza quanto no âmbito da graça. A base da vida física, mental, moral e espiritual é o antagonismo. Essa é a realidade notória da vida.
.....A saúde é o equilíbrio entre vida física e natureza exterior, e...só se... mantém quando há vitalidade interior suficiente para resistir às agressões externas. ..Tudo .o . .que existe ao redor da minha vida física destina-se a levar-me à morte. As mesmas coisas que me sustentam quando estou vivo, ..desintegram-me quando estou morto. Se eu possuir suficiente força combativa, alcanço o equilíbrio da saúde. ..O mesmo é verdade quanto à vida mental; se desejo manter uma vida mental vigorosa, tenho que lutar; e dessa maneira se produz o equilíbrio mental, que chamamos de pensamento.
.....Moralmente, dá-se o mesmo. ....Tudo que não participa da natureza da virtude é inimigo da virtude em mim, e o vencer e produzir virtude depende do meu calibre moral. .....Tão logo me entrego à luta, ..torno-me moral naquele particular. Nenhum homem é virtuoso por compulsão; a virtude é adquirida.
.....E espiritualmente é ..a ..mesma .. .coisa. Jesus disse: "No mundo passais por aflições", ou seja, tudo o que não é espiritual contribui para a minha ruína, mas - "tende bom ânimo, eu venci o mundo".
.....Tenho que aprender a superar as coisas que vêm contra mim e ....dessa maneira produzir o equilíbrio da santidade; então, enfrentar a oposição torna-se uma alegria. A santidade é o .....equilíbrio ...entre a minha disposição e a lei de Deus conforme expressa em Jesus Cristo.

TUDO PARA ELE