6 de Outubro
A Operação da Regeneração
"Quando... aprouve revelar seu Filho em mim" - Gálatas 1.15-16

.....Qual o problema com que Jesus Cristo se defronta para me regenerar?..Eu carrego uma carga hereditária pela qual não tive opção; não sou santo e é pouco provável que venha a sê-lo; e se tudo .o que Jesus Cristo tem a dizer-me é que tenho de ser santo, sua palavra gera desespero.  Mas, se sei que Jesus Cristo é o regenerador, aquele que pode colocar dentro de mim sua pr6pria herança de santidade, então, quando ele diz que tenho de ser santo, começo a entender o que ele quer dizer. .A redenção significa que Jesus Cristo pode colocar dentro de qualquer pessoa a mesma disposição hereditária que havia nele, e todos os padrões que ele estabelece se baseiam nessa disposição: seu ensinamento é dirigido à vida dele que está em nós. A minha parte nessa transação moral consiste em concordar com o veredito de Deus sobre o pecado, explicitado pela cruz de Jesus Cristo.
.....O que o Novo Testamento ensina sobre regeneração é que, quando alguém sente profundamente sua necessidade espiritual, Deus infunde o Espírito Santo no espírito dela, que passa a ser vitalizado pelo Espírito do Filho de Deus, "até ser Cristo formado em vós". O milagre moral da redenção é que Deus pode introduzir em mim uma nova disposição pela qual posso viver uma vida totalmente nova. Quando descubro o quanto sou necessitado e reconheço minhas limitações, Jesus diz: "Bem-aventurado és tu." ..
Mas tenho que chegar lá. Deus não pode colocar em mim, um ser moral responsável, a disposição que estava em Jesus Cristo, a menos que eu esteja consciente de que preciso dela.
.....Assim como a disposição para o .pecado entrou na raça humana por meio de um só homem, também o Espírito Santo entrou na raça humana por outro homem. Redenção significa que posso ser liberto da carga hereditária do pecado e, através de Jesus Cristo, receber uma herança imaculada, ou seja, o Espírito Santo.

TUDO PARA ELE